FanFic Nacional
Inscreve-te no fórum para teres acesso a comentários, galerias e votações.

Participe do fórum, é rápido e fácil

FanFic Nacional
Inscreve-te no fórum para teres acesso a comentários, galerias e votações.
FanFic Nacional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

4 participantes

Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por DeeSousa Qui Jun 21, 2012 1:01 am

Hi, guys!

Eu desde que li o Hunger Games que me apaixonei pelos livros que retratam "distopias". Acho que conseguem ser estranhamente precisos e quiçá o mundo chegará a uma. O Hunger Games abriu uma porta para um novo estilo de escrita do qual ainda não consegui deixar de apreciar. São brutais, reais e com um discurso muito forte.

Os dois ultimos livros que li são de uma nova saga que estoirou nos EUA e tem razão para tal. O primeiro livro chama-se Divergent *irei fazer um outro tópico para o livro seguinte*- e vou tentar falar o melhor que posso.

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth 5zr75u

Basicamente, após várias guerras, destruição e erros humanos, o mundo foi destruido. Em Chicago foi criada uma nova sociedade, mas ao invés dos humanos viverem todos juntos, estão dividos por fações conforme as caracteristas pré-defenidas: Abegnation (Altruistas) que põem sempre os outros em primeiro lugar. Dauntless (Bravos) que são corajosos, sem medo e ferozes e os guardiões da muralha que protege a nova sociedade do resto do mundo. Erudite (Eruditos) que buscam sempre o conhecimento e donos inteligencia e curiosidade acima do normal. Candor (Honestos) que buscam sempre a verdade , somente a verdade e nada mais que a verdade e Amity (Amistosos) que apenas querem paz e união entre todas as facções.
Nós seguimos a vida da Beatrice, uma jovem de 16 anos que nasceu na facção de Abegnation e que irá ter o seu processo de selecção. Neste processo ela pode escolher se fica em Abegnation ou se muda de facção. Se o fizer nunca mais poderá ver a sua familia ou amigos e terá que deixar a sua antiga vida para trás: "Faction before blood".
No teste que fazem para saber qual a inclinicação dos jovens face as facções, o resultado de Tris é único: Divergent. Significa que Beatrice tem capacidade para ser Dauntless, Erudite e Abegnation. O que é rarissimo. Cada pessoa tem uma inclinação para uma caracteristica especial, uns são mais inteligentes e procuram saber mais e outros são corajosos até ao fim. Mas ter capacidade para três facções diferenes? É raro e perigoso!
Qual facção irá escolher na sua cerimónia? Terá capacidade para deixar os seus pais e o irmão Caleb para trás?
É sempre um choque quando um jovem escolhe uma outra facção ao invés daquela em que nasceu e é um choque quando Beatrice escolhe Dauntless.
No entanto escolher uma facção não significa que se fique nela. Há todo um processo de adaptação, testes e treinos que os novos recrutas têm que passar e obter positiva. Caso não consigam ficar no top 10, serão excluidos e ficarão "Factionless" ou seja serão marginais.
A partir daqui o processo de mudança inicia-se! Beatrice - que adopta o nome de Tris ao passar pelo ritual de iniciação dos Dauntless - tem que se adaptar aos costumes da sua nova facção. Ao contrário de Abegnation onde as roupas são cinzentas, sem qualquer adorno e as casas todas iguais sem decoração, na facção Dauntless as roupas são negras, as pessoas cobertas com tatuagens e piercings e vivem no perigo. Sendo o maior o chasm, um perigoso precipício sem fim. Tris terá que aprender a lutar, a disparar armas e a ser corajosa. Terá que conseguir ficar no top 10 ou ficará á margem. Terá que lidar com o seu treinador Four e o seu jeito misterioso de ser, com Eric o lider Dauntless que consegue ser frio, calculista e principalmente perigoso e com Peter que deseja ser o número no top 10 e não vê a meios para conseguir os seus fins. No entanto, Tris pode contar com a ajuda dos seus amigos recentemente transferidos das outras facções Christina, All e Will.
Enfim, não vou spoilar o mais o livro!
Eu adorei! Adorei! ADOREI! Tanto a história e como as personagens. As raparigas são fortes, independentes e a Beatrice (que depois escolhe uma nova identidade de Tris) torna-se uma verdadeira heroina de armas, mas sem nunca deixar os seus sentimentos de Abegnation. Os rapazes são protectores, defensores dos seus ideias e até o mauzinho da fita (Eric) consegue agarrar-nos.
A história é continua, há sempre algo a acontecer e eu senti como se estivesse a passar por tudo o que a Tris passava. Eu li em inglês, mas garanto-vos que é de simples compreensão.
Aconselho-vos vivamente a ler e se gostasram de Hunger Games - Não é a mesma coisa, mas tem alguns pontos em comum - irão gostar deste com toda a certeza.
Os dialogos são tão maduros que por vezes esquecia-me que a Tris tem 16 e que o Four só tem 18. Nesta história ninguém sabe quem conta a verdade, não sabemos em que facção confiar. Quem é o inimigo? Quem é amigo? A Tris não sabe neste primeiro livro, nem sabemos nós pelo menos até chegar as ultimas págimas.
Aconselho-vos a ler. Vão A-DO-RAR!

Comprem, leiam e depois giam-me qualquer coisa!! Estou a tentar reunir o máximo de pessoas! :D

Beijooooo


Última edição por DeeSousa em Qui Jun 21, 2012 11:00 pm, editado 1 vez(es)
DeeSousa
DeeSousa
Bocage
Bocage

Localização : Everywhere

Histórias Publicadas : -----------

http://theunforgivensouls.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por Nitaa Qui Jun 21, 2012 10:15 am

Realmente deixaste-me com vontade de o ler depois de eu ler isto!
A história parece muito interessante e acho que dá para cortar a respiração de tanta acção e mistério, certo?
Outro para a lista de livros a ler :P
Nitaa
Nitaa
Dante
Dante

Localização : Perto das Nuvens

Histórias Publicadas : -----------

http://spestigium-rpg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por PandoraTheVampire Qui Jun 21, 2012 11:42 am

Dee, deixa-me só dizer-te que gostei tanto da tua crítica que já o tenho no Kindle e já comecei a ler! OnAdmire Estou na parte em que ela acabou de escolher a facção à qual quer pertencer e estou a gostar!

Confesso que gosto muito mais de ter o livro na mão para o ler, mas nos últimos tempos, infelizmente, não posso comprar todos os livros que quero OnBadAt mesmo mandando vir da Amazon que fica muito mais em conta!

Anyway, obrigada pela sugestão. Tinha terminado agora um livro e ia escolher um dos infinitos que tenho para ler (provavelmente o Acacia ou o Anna Karenina que estou com a pulga atrás da orelha para ler), mas fiquei-me pela tua escolha! OnAdmire2 Obrigada!

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por Fox* Qui Jun 21, 2012 11:51 am

Ok, cada vez gosto mais deste cantinho.
Um aparte ao teu livro, desde que o Hunger Games veio ao de cima, começaram a comercializar muito mais livros sobre sociedades novas pós apocalípticas (não estou a criticar, acontece sempre isso!), por isso a comparação entre os dois livros será inegável.
Eu gostei do que li e das divisões entre as sociedades, mas tenho medo que seja mais uma forma de vender "copiando" uma grande saga... Tenho de ver mais opiniões, mas gostei de saber que retratos de distopias estão a entrar em grande :D
avatar
Fox*
Moderadora
Moderadora

Localização : Debaixo da Cama

Histórias Publicadas : -----------

http://aroundmylittleworld.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por DeeSousa Qui Jun 21, 2012 6:10 pm

Que bom que gostaram!

Nitaa aconselho-te mesmo a comprar o livro. Vais gostar imenso! A minha amiga emprestou-me e eu agora estou a ver se passo a febre a todos. Infelizmente o terceiro acho que só vai sair para o ano (gahhh i can't wait)

PAAAAAN!!! *Le goes mad* ainda bem que estas a gostar! Pa, vais-te passar com o que vai acontecer dai para a frente e eu não quero spoilar nada, mas é muito bom. E sugiro-te depois a continuação "Insurgent"...gaaaahh. Eu não ficava assim desde que li o Hunger Games. Ah como te entendendo! Eu não compro livros a uns bons meses, sorte que tenho uma amiga que é tão viciada em livros como eu e que depois empresta-mos! Acho que ainda vou fazer muitas reviews...^^

Hellur Fox, eu disse que era parecido ao Hunger Games e de facto é. Tens uma forte rapariga que é a personagem principal, trata-se de uma distopia e lutar por uma causa maior. A Tris passa por vários momentos de duvida tal como a Katniss e vê que aquilo em que acredita não passa de uma mentira, mas de resto as parecenças ficam-se por ai. Aconselho-te mesmo a investigar mais opiniões, vai ao goodreads.com (eu tou lá inscrita) e vê as reviews que o outros leitores fizeram.

Ainda não fiz o review do Insurgent, mas ainda hoje faço. E faço também de um outro que é Graceling (Pan, és capaz de gostar deste)

Bessoooooss!!
DeeSousa
DeeSousa
Bocage
Bocage

Localização : Everywhere

Histórias Publicadas : -----------

http://theunforgivensouls.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por Fox* Sex Jun 22, 2012 7:02 pm

Hahahaha, já vi o teu do Graceling, Dee! E também me inscrevi no GoodReads, gostei daquilo!
Estive a ver as críticas e foi isso que me dividiu, havia muitos 5* mas muitos 1*! Talvez me aventure, as tuas críticas foram boas e como não vou ter muito mais para ler... :D
avatar
Fox*
Moderadora
Moderadora

Localização : Debaixo da Cama

Histórias Publicadas : -----------

http://aroundmylittleworld.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por PandoraTheVampire Sáb Jun 23, 2012 12:40 am

Dee, Dee também já tenho o Insurgent no Kindle! Prontinho para ler a seguir a este! Estes dois vão ser outros que vou mandar vir da Amazon para encher a minha biblioteca, ahaha. Obrigada pela sugestão! Gostei imenso!

Fox também quero o teu Goodreads -.-'

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por DeeSousa Sáb Jun 23, 2012 5:20 pm

Fox ás vezes é mesmo a opinião das pessoas. Alguns gostam outros, não. xD Faz uma conta e adiciona-me :D

Ah grande mulher, Pandora! És cá das minhas! Eu não li o Insurgent logo de seguida, ainda li o Graceling primeiro, maaaas vale tanto a pena ler o Insurgent! É TÃO BOM!

Para quem chegar a ler isto e gostar de livros, que faça conta no goodreads.com e que adicione a malta, assim vemos mais livros e fazem-se mais criticas! :D

beiiiijooooo

EDIT: Pandora, a minha amiga acabou de dizer-me que vão começar a gravar o Divergent, no final do ano *holy shiiit*
DeeSousa
DeeSousa
Bocage
Bocage

Localização : Everywhere

Histórias Publicadas : -----------

http://theunforgivensouls.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por PandoraTheVampire Dom Jun 24, 2012 5:38 pm

Omfg awesome! Espero que escolham actores como deve ser... Onhellyes principalmente o Four, ahaha. Pois já estou a ler o Insurgent como poderás ver pelo meu Goodreads. Já estou a 20%. Deverei demorar +/- o msmo tempo que o Divergent... três/quatro dias. Veremos :p só leio à noite.

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por DeeSousa Dom Jun 24, 2012 8:22 pm

No tumblr os fãs já andam a fazer fancast, queriam o a Saiorse Ronan como Tris e Max Irons como Four. Pessoalmente, eu até imaginei a Saoirse como Tris ^^ mas eles não vão ser escolhidos, já estão no The Host, é pouco provavel! xD

Vai dando noticias!!! :D
DeeSousa
DeeSousa
Bocage
Bocage

Localização : Everywhere

Histórias Publicadas : -----------

http://theunforgivensouls.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por PandoraTheVampire Ter Jun 26, 2012 1:49 pm

Ahum pois, não conhecia nem um nem outro, mas a moça daria uma boa Tris, sim. Veremos quem serão os actores! (Estou quase a terminar Insurgent, já falta pouco xD) Olha, já leste o que a Veronica Roth escreveu no POV do Tobias? É da parte do Divergente quando eles vão praticar com as facas. É só um capítulo, mas está awesome! http://www.goodreads.com/book/show/13615258-free-four é o nome disso.

Eu encontrei no facebook: https://www.facebook.com/DivergentSeries?v=app_276313732461376 são só 15 páginas.. ohh... mas já é qualquer coisinha! xD

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por DeeSousa Ter Jun 26, 2012 3:50 pm

OSH GOSH BAGOSH!!! I had no idea que ela tinha feito um POV do Four. É que vou mesmo ler!!! :D *.*
DeeSousa
DeeSousa
Bocage
Bocage

Localização : Everywhere

Histórias Publicadas : -----------

http://theunforgivensouls.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Divergent", de Veronica Roth Empty Re: Crítica: "Divergent", de Veronica Roth

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos