FanFic Nacional
Inscreve-te no fórum para teres acesso a comentários, galerias e votações.

Participe do fórum, é rápido e fácil

FanFic Nacional
Inscreve-te no fórum para teres acesso a comentários, galerias e votações.
FanFic Nacional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

5 participantes

Ir para baixo

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins Empty Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

Mensagem por PandoraTheVampire Ter maio 22, 2012 11:54 pm

Bem, já que puseram isto aqui, eu dou-me ao "trabalho" de iniciar este tópico. Esta crítica não foi escrita agora pois já li este livro em Abril, mas era uma das mais recentes que tinha escrita. Entretanto já li mais uns dez livros... :/ mas terão de se contentar com isto :p espero que gostem!





Hunger Games - Suzanne Collins

Confesso que quando a minha prima disse estar louca para ver o primeiro filme da Trilogia Hunger Games encolhi os ombros e soltei uma espécie de grunhido evasivo. Tinha visto a apresentação e achei que já tinha visto aquilo em qualquer lado. Ah, certo, Battle Royale, pois. O entusiasmo da pequena não me suscitou qualquer interesse, afinal ela é uma grande fã de Twilight. Acho que não é preciso dizer mais nada.
Felizmente a curiosidade assolou-me e tomei coragem de começar a ler os livros. Versão Kindle, claro, não fosse odiar a saga e ter o livro a encher espaço na prateleira, tal qual Crepúsculo. A minha primeira opinião do livro, mesmo antes de o ler foi: "Okay, isto vai ser Battle Royale meets Twilight e estou prestes a entrar no mundo de hormonas adolescentes com um triângulo amoroso pelo meio para apimentar as coisas." Suspirei, tomei coragem e comecei a minha viagem pelo mundo de Panem.
Chega a altura de fazer outra confissão... gostei! Gostei e muito. Devorei o livro com uma rapidez impressionante e não descansei até pôr as minhas mãos no segundo.
Panem, uma nação localizada onde hoje é a América do Norte é o retrato perfeito da disparidade económica. Na sua cidade principal, a Capital, moram os mais ricos e excêntricos. Pessoas que nunca tiveram de lutar por um pedaço de comida nem trabalhar para sobreviver. Os seus fatos estranhos e maquilhagem exagerada complementam a pequenez de mente dos habitantes da Capital que vivem para os Jogos da Fome, um massacre anual tornado diversão para relembrar aos habitantes dos distritos circundantes que devem ser bons cordeirinhos e obedecer às ordens da Capital. A ideia dos jogos surgiu após uma rebelião dos distritos, que são numerados de 1 a 12, conforme a proximidade da Capital. Cada distrito tem uma especialidade para satisfazer todas as necessidades daqueles que não precisam trabalhar. Agricultura, Pesca, Indústrias, e por aí adiante. Todos os anos há uma escolha de um rapaz e uma rapariga de cada distrito com idades compreendidas dos doze aos dezoito anos. São chamados os Tributos e irão ser preparados para entrarem numa arena composta por 24 jovens onde só um pode sobreviver. E é aí que entra a nossa protagonista.
Katniss Everdeen, habitante da parte mais pobre do Distrito 12, apresenta-se como uma heroína, não como uma donzela em perigo à espera do príncipe encantado. Com a morte do pai e a tristeza que consumia a sua mãe, Katniss aprendeu a tomar conta da sua família, principalmente da irmã mais nova que adora, Primrose Everdeen. Com a ajuda de Gale, seu melhor amigo, Katniss aventura-se na floresta para além dos limites do distrito para caçar e alimentar a sua família. Os Peacekeepers, os homens da lei enviados pela Capital para controlar o distrito e manter a ordem, ao invés de castigarem Katniss e Gale por caçarem, crime punível por lei com morte, viram a cara e até compram alguns dos produtos dos dois jovens. A vida não é fácil para Katniss, mas é suportável e é livre.
Quando o dia da colheita chega Katniss ouve o nome da sua jovem irmã de doze anos ser chamado. Primrose Everdeen será um dos tributos do distrito doze a competir nos Jogos da Fome. Após um momento de confusão, Katniss voluntaria-se para tomar o lugar da sua irmã. Peeta Mellark é chamado para ser o tributo masculino do distrito doze. Peeta que Katniss recorda como sendo o 'Rapaz com o pão' que a salvou de morrer à fome numa noite fria, anos atrás.
Katniss e Peeta são arrastados para a Capital para serem aprumados, perfumados e treinados para a matança. Os 24 tributos serão confinados numa arena desenhada pelos Gamemakers com armadilhas letais e nenhum deles sabe o que os espera. Se desertos escaldantes ou florestas sufocantes. Os perigos, ao que parece, são mais do que caçar e ser caçado. É preciso sobreviver às forças da natureza. Não, sobreviver às forças da Capital que tudo faz para que os Jogos sejam repletos de acção e derramamento de sangue.
E quando os Gamemakers avaliam a performance de Katniss com um onze em doze possíveis e quando Peeta assume o seu amor incondicional pela morena em frente a toda a Capital, arranjando uma estratégia de jogo infalível para obter patrocinadores (pessoas que enviam presentes para a arena dos Jogos quando os jogadores estão em dificuldades), Katniss sabe que será um dos alvos principais a abater na 74ª edição dos Jogos da Fome.
O medo, a sensação de impotência, as amizades improváveis no meio de uma matança e os sentimentos conflituosos sobre matar pessoas que acaba por conhecer e admirar, são constantes na mente de Katniss e tornam toda a visão de Suzanne Collins real e emocionante. As dúvidas constantes sobre quem irá sobreviver e como, deixam o leitor empolgado e é tão difícil pousar o livro e afastarmo-nos de Katniss como é difícil não deixar de ficar emocionado com os acontecimentos do livro.
E é por isso que o segundo livro já está nas minhas mãos.

PS: Desculpem algumas expressões em inglês. Li o livro original e não sei bem quais são as suas adaptações para Português!

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins Empty Re: Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

Mensagem por Fox* Qua maio 23, 2012 1:35 pm

Eu li esta crítica nos pediste para o fazer, ainda no falecido! Se eu já tinha ficado curiosa, mais fiquei depois!
Conhecia o livro antes do fenómeno do filme, mas nunca me despertou muita atenção, talvez porque achei que tinha qualquer coisa a ver com comida (sim, eu regulo-me pela alimentação xD!) e não achava que jogos de comida fossem algo divertidos!
Aparentemente estava errada (apenas "aparentemente") e mal posso esperar que me venha parar às mãos. Não costumo aderir muito às "modas" de leitura porque nunca sei bem o que esperar (too much twilight!), mas esta dominou-me!
avatar
Fox*
Moderadora
Moderadora

Localização : Debaixo da Cama

Histórias Publicadas : -----------

http://aroundmylittleworld.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins Empty Re: Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

Mensagem por Nitaa Qua maio 23, 2012 1:36 pm

Tenho de comentar esta critica e dizer: Muito bem feita!
Eu li o livro à pouco tempo, porque uma amiga minha é completamente marada da cabeça pelos THG (The Hunger Games) e, apesar de não ser dos livros que mais gostei de ler (porque outros me apaixonaram por outros motivos distintos deste), foi um dos livros que mais me agarrou e me deixou mais tocada pelo que acontecia (assim como escandalizada pelo que acabava por acontecer ao longo da trilogia). Não me tocou por a história ser sentimental, porque de sentimental poucas partes tem. A verdade é que o enredo é um pouco diferente dos livros que estão em top de vendas (pelo menos dos que conheço). Nada de vampiros ou criaturas de fantasia, apenas uma realidade que um dia poderá se tornar "nossa", o que o faz ainda mais interessante.
Não sei se posso dar a minha opinião deste livro aqui, ou se, porventura, teria de criar um outro tópico, mas vou fazer aqui que assim fala-se tudo do mesmo.
Hoje em dia, poucos são os livros que criticam a sociedade e que os adolescentes se interessam, por isso é que este livro até se destaca, porque, apesar de apenas parecer que o conteúdo é sobre um monte de badamecos obrigar um monte de crianças a se matar, o livro critica muitos aspectos da sociedade (como a Pandora referiu).
Para quem se lembrou de ir ver o filme sem ler o livro (tipo eu que só leu o livro depois), digo já: o filme tem o conteúdo do livro, mas nem uma ponta do que o livro demonstra. Claro que o livro é sempre muito melhor que o filme, mas há filmes que se conseguem destacar mesmo assim. Neste caso, acho que o livro ofusca quase tudo que o filme demonstra (excepto uma parte que adicionaram no filme que não tem no livro).
Sei que o meu comentário deve estar um pouco da treta e repetitivo do que a Pandora disse, mas tinha de dizer o que achava, porque este livro realmente me capturou durante umas 3 horas sem me conseguir desprender, como um vicio (mal peguei nele para ler um pouco, nunca mais consegui parar e acabei por o ler em quase 3 horas a tentar pedir que não me interrompam que era um caso de vida ou de morte).
Resumindo: para quem não leu este livro e se querem algo para ler, aconselho vivamente que gastem um pouquinho de dinheiro nele, porque vale mesmo a pena (aviso é que depois de lerem o primeiro vão querer ler os outros dois :P). E apesar deste livro estar "na moda", pelo menos esta moda tem algum nexo (sim, não sou lá muito fã do Twilight).
Nitaa
Nitaa
Dante
Dante

Localização : Perto das Nuvens

Histórias Publicadas : -----------

http://spestigium-rpg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins Empty Re: Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

Mensagem por PandoraTheVampire Qui maio 24, 2012 12:25 am

Fox eu também conhecia o livro porque a minha prima já me tinha falado dele, mas eu pensei simplesmente que era um rip-off de battle royale e um twilight wannabe e não me estava nada a apetecer ler isso... Depois, como disse, decidi experimentar e adorei. Não consegui pousar o(s) livro(s)!! Recomendo vivamente Fox. Garanto que vais gostar! Por isso compra, lê e depois fala comigo :p

Nitaa obrigada! :p Exacto! Também senti isso! Aconteceram coisas que não estava simplesmente à espera que acontecessem e isso sempre me fascinou nos livros. E concordo contigo na parte do romance. Por vezes dei por mim a querer um pouquinho mais do que ela nos dá, ehehe. Gostei mesmo, mesmo muito! E obrigada por comentares :p

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins Empty Re: Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

Mensagem por Nitaa Qui maio 24, 2012 8:50 am

PandoraTheVampire escreveu:Nitaa obrigada! :p Exacto! Também senti isso! Aconteceram coisas que não estava simplesmente à espera que acontecessem e isso sempre me fascinou nos livros. E concordo contigo na parte do romance. Por vezes dei por mim a querer um pouquinho mais do que ela nos dá, ehehe. Gostei mesmo, mesmo muito! E obrigada por comentares :p

Mas é mesmo!!
Apesar que ela ia tornando a personagem um pouco confusa no que toca aos sentimentos ao longo da história.
E depois o final? Opá fiquei mesmo triste com o que aconteceu entre a Katniss e o Peeta.
Bem, foi um prazer comentar porque eu realmente apaixonei-me pelo livro!
Nitaa
Nitaa
Dante
Dante

Localização : Perto das Nuvens

Histórias Publicadas : -----------

http://spestigium-rpg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins Empty Re: Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

Mensagem por Snoopy Sex maio 25, 2012 8:41 pm

:shock:
Eu quero ler esse livro! (Estou a entrar em loucura!)
Amei o resumo do livro e o modo com está escrito! Pandora, tens que fazer mais resumos! Só porque eu mando (estou a brinca)!
Tenho que ir ver se a Biblioteca Municipal tem esse livro, se não tiver tenho que poucar todos os troquinhos para o comprar! :)
Snoopy
Snoopy
Administradora
Administradora

Localização : Portimão


http://coelhojapones.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins Empty Re: Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

Mensagem por PandoraTheVampire Sáb maio 26, 2012 12:49 am

Snoopy pois, às vezes faço, outras vezes nem por isso porque leio os livros mais rápido do que os resumos que escrevo... :/ então só faço alguns resumos! Mas obrigada. Sim lê. Acho que vais gostar muito! :D

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins Empty Re: Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

Mensagem por Pleiadean Sex Out 05, 2012 1:27 pm

Confesso que não estava com muito interesse nessa saga, mas depois de ler as vossas opiniões se calhar vou experimentar o primeiro livro. O meu problema é que compro mais livros do que o tempo me permite lê-los e tenho andado a tentar controlar-me! =P
Pleiadean
Pleiadean
Andersen
Andersen

Localização : 2046

Histórias Publicadas : -----------

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins Empty Re: Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

Mensagem por Convidado Sex Out 05, 2012 4:56 pm

Um livro muito interessante.
Adorei e mexeu bastante comigo. A Katniss é uma heroína respeitável e dá vontade de torcer para que vença, depois de tudo pelo que passou.
Confesso que não gosto muito do Peeta. Eu acho que ele é um pouco forçado na minha opinião. Existe algo nele que eu acho suspeito.
De resto a autora fez um óptimo trabalho. Comprei o segundo à algum tempo e vou ler. Aconselho vivamente o primeiro livro.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins Empty Re: Crítica: "Hunger Games", de Suzanne Collins

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos