FanFic Nacional
Inscreve-te no fórum para teres acesso a comentários, galerias e votações.

Participe do fórum, é rápido e fácil

FanFic Nacional
Inscreve-te no fórum para teres acesso a comentários, galerias e votações.
FanFic Nacional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FanFictions VS. OriginalFictions

3 participantes

Ir para baixo

FanFictions VS. OriginalFictions Empty FanFictions VS. OriginalFictions

Mensagem por DeathlessNokas Qui Fev 07, 2013 6:11 pm

Mais uma ideia provocada por uma mensagem privada...



***


O que é uma Fanfiction?

Deveria ser uma história que nós criámos, com base numa obra de outro autor de que nós gostámos/não gostámos, e à qual sentimos que temos algo a acrescentar ou a modificar.

Ou então apenas porque é fixe, mas deixemos isso de lado por agora, e voltemos a motivações mais especificamente ligadas a histórias em concreto...

Quer façamos algo espectacular e que siga as linhas do original (uma fic Canon - que muita gente não consegue fazer), quer se altere qualquer coisa, ou muitos quaisquer coisas, e se acabe com uma história de Universo Alternativo, está tudo bem se a intenção for criar uma história com base noutra história...

Está tudo bem, se quisermos criar uma fanfiction...

O problema que eu, pessoalmente, tenho contra vários autores de fanfictions é o facto de eles não escreverem fanfictions...
Porque aquilo que eu vejo hoje em dia é esta situação:

Temos uma ideia para uma história. Não nos inspiramos em obra de autor nenhum, em série nenhuma, em filme nenhum... Apenas acordamos um dia a pensar numa nova ideia e desatamos a escrever sobre ela. É uma ideia original e não está ligada a nada que não seja fruto da nossa imaginação.

Mas, depois, vem outra ideia. Publicá-la! É uma fic original e nós, pumba, ganhamos coragem e lá a mandamos para um site ou um fórum de fics.

Esperamos um dia... Esperamos dois... E então? Nada. Ninguém a leu, ninguém comentou, ninguém a adicionou aos favoritos... Fomos ignorados.

Qual é o passo seguinte? Uma solução muito, muito fácil e que eu condeno com uma raiva cega que quase não acredito ser capaz de sentir até me cruzar com um novo cenário destes....

O que fazemos? Identificamo-la como fanfiction... Escolhemos um qualquer fandom que tenha muitos fãs e do qual nós gostemos, trocamos os nomes das nossas personagens pelos nomes das da história original e, TARAAAN, caem leitores do céu. Isto também é mesmo fixe, não é?

NÃO, NÃO É! É RIDÍCULO! É ESTÚPIDO! É COBARDE!
-- Escrevam originais e, se forem bons, as pessoas voltam para ler outra história vossa e outra e outra. E trazem amigos. E desconhecidos verão que a história tem leitores que só dizem bem dela e também vão passar a ler. E vocês vão ficar felizes sem precisarem de usar atalhos. E vão agradar a um público maior porque, se escolheram One Piece, eu, que não gosto de One Piece, não vou ler. Se escolheram Naruto, eu, que adoro Naruto!, vou ler. Mas há fãs de One Piece que não gostam de Naruto. Perdem os fãs de One Piece e todos os que não gostam de Naruto. No fundo, eu tenho razão ao dizer que este atalho super gay* é estúpido.

Por exemplo, montes de miúdas teriam lido os Maias sem se queixarem se a Maria Eduarda fosse o Itachi Uchiha (e ponho o Itachi a ser a rapariga porque ele é o irmão mais velho e ela também) e o Carlos da Maia fosse o Sasuke Uchiha. Era simples,haveria milhões de leitores a cirandar à volta do livro já que Uchihacest (incesto entre os dois irmãos Uchiha) é um dos kinks mais explorados no mundo yaoi e nas fics de Naruto.

Os leitores provavelmente chorariam quando eles se afastassem. E atiravam o livro para uma fogueira quando percebessem que, no final, o Carlos vai atrás de um elétrico porque, com doze anos e excitadas até à medula com a história, não iam compreender a metáfora...!

Mas iam ler todinho até ao fim, sem sequer se chatearem com as descrições malucas.

Porquê? Porque seria fanfiction.

E isto é estúpido.

DeathlessNokas
DeathlessNokas
Bocage
Bocage


http://www.mansaodasletras.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

FanFictions VS. OriginalFictions Empty Re: FanFictions VS. OriginalFictions

Mensagem por Anne Margareth Qui Fev 07, 2013 9:15 pm

Nunca me importei por leitores, para atingirem na minha Fanfic, como podes ver tenho muitos poucos comentários, acima de tudo o que importa é qo prazer de se escrever,sei que esta matéria que escrevo não interessa muito, mas escrevo porque preciso, tenho uma cabeça uma ideia que o meu cérebro transborda sei que isto não é um concurso a vida não tem sempre de ser uma competição.
Escrevo porque é a única coisa que me acalma, por pura teimosia porque a meu ver aquilo que critico não foi bem feito. Se tivesse este desenvolvimento maybe! O que quero deixar bem claro, é que adoro escrever, e então escrevo assim.
Não penso que para sempre será assim até porque acho que esta Fanfic vai despencar e desencadear muitos pontos de vista, muitas criticas, mas também não vou dizer que não gostava de ter mais comentários, afinal quem não gosta, só sei que escrevo para me agradar se eu gostar daquilo que estou a escrever então garanto-vos que me empenho a fundo.
Beijinhos,
Fan Joana Alvarenga
Anne Margareth
Anne Margareth
Brontë
Brontë

Localização : Lisboa

Histórias Publicadas : -----------
A Força d'um Amor (+18) Tomo I: Amor Imortal

http://annemargarethfanfics.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

FanFictions VS. OriginalFictions Empty Re: FanFictions VS. OriginalFictions

Mensagem por Fox* Sex Fev 08, 2013 7:37 pm

Hum, realmente tens razão no ponto que focas aqui, Deathless. Ao usarmos uma fandom mais ativa para captarmos leitores em vez de tentarmos melhorar a nossa escrita/história/personagens/etc, não só estamos a desiludir e enganar possíveis leitores (que vão em busca de coelho e acabam com um gato escanzelado) como fazemos figura de parvos.

Eu consigo perceber a necessidade de leitores e de críticas (e de alguém que aprecie o nosso esforço e dedicação); saber que a nossa imaginação e a nossa escrita agrada a alguém, mesmo que seja uma pessoa, é o suficiente para nos fazer continuar e não perder o gás. Isso eu percebo, o resto não.

Concordo com a tua raiva, não te preocupes. Engraçado que, no meu caso, aconteceu o contrário. Comecei a escrever uma fanfic que acabei por tornar original porque as personagens e a história em si estava a fugir muito do plot que lhe deu origem :)!
avatar
Fox*
Moderadora
Moderadora

Localização : Debaixo da Cama

Histórias Publicadas : -----------

http://aroundmylittleworld.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

FanFictions VS. OriginalFictions Empty Re: FanFictions VS. OriginalFictions

Mensagem por DeathlessNokas Qui maio 30, 2013 2:44 pm

Sim, FanJoanaAlvarenga, isso eu também compreendo, mas não foi o ponto focado... O ponto de que eu falava era ir mais longe e, para além disso tudo de gostares de escrever (acho q não há ninguém que não goste e que escreva), há o lado dos fãs e do feedback q recebemos dos leitores -- que, concordamos todos: é o único factor que leva alguém a publicá-lo seja onde for. Caso contrário, em vez de estarmos aqui, estavamos somente a guardar em prateleiras ou ficheiros no computador as nossas obras; no entanto, cá estamos nós a mostrá-las aos outros. O desejo de partilha vem sempre do desejo de saber a opinião do outro. Alguém com medo das opiniões alheias, não publicaria nada, por exemplo. Percebes o que quero dizer? Gostamos todos de escrever -- ponto confirmado, já vi coisas tuas e da Fox, por exemplo. Gostamos todos de saber o que os outros acham do que escrevemos -- ponto confirmado, ou não estaríamos aqui a partilhá-lo. Mas, o objectivo da minha crónica era: alterar o nosso trabalho para que os outros gostem dele é feio. E sou completamente contra isso... E sei que fazes a tua fanfic (por exemplo) porque gostas e não porque achas q a Rebelde tem um número de fãs muito grande e assim terás um número de leitores igualmente grande para uma história que nunca teve nem terá nada realmente ligado à Rebelde. Percebeste o que eu quis dizer :) ?


Foxxii *
Oh, adoro a tua fotografia e a tua assinatura XD !

Hahaha, agora não me sinto tão mal nem tão culpada por não gostar de uma coisa no mundo das fanfics e publicá-lo abertamente numa comunidade de... fanfics. XD
Sim, isso acontece muitas vezes :) , até vai de encontro ao que eu disse sobre o mais difícil de fazer uma fic: mantê-la igual à original (mesmo q o autor diga q o é... muitas vezes não é XD). Não sei de que história falas nem como isso te correu, mas acho giro o princípio ter sido uma ideia alheia mas teres conseguido dar a volta e torná-la tua ^_^ . Mostra-nos o poder da nossa imaginação, não mostra? XD

Beijinhos **


DeathlessNokas
DeathlessNokas
Bocage
Bocage


http://www.mansaodasletras.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

FanFictions VS. OriginalFictions Empty Re: FanFictions VS. OriginalFictions

Mensagem por Fox* Ter Jun 04, 2013 9:07 pm

Ah, estás numa comunidade de escritores! E não acho que sejas a única com essa opinião sobre fanfics e originais! E realmente é assim que vemos o poder da nossa mente, quando tentamos manter-nos fiel a uma narrativa real mas acabamos por seguir um caminho totalmente diferente (gostava é que a minha imaginação desse para acabar o texto também! :D )

E obrigada! Deve ser das poucas fotos em que o meu cabelo ficou bonito e não a carapinha comum xD

avatar
Fox*
Moderadora
Moderadora

Localização : Debaixo da Cama

Histórias Publicadas : -----------

http://aroundmylittleworld.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

FanFictions VS. OriginalFictions Empty Re: FanFictions VS. OriginalFictions

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos