FanFic Nacional
Inscreve-te no fórum para teres acesso a comentários, galerias e votações.

Participe do fórum, é rápido e fácil

FanFic Nacional
Inscreve-te no fórum para teres acesso a comentários, galerias e votações.
FanFic Nacional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ser Escritor

3 participantes

Ir para baixo

Ser Escritor Empty Ser Escritor

Mensagem por DeathlessNokas Dom Jan 27, 2013 6:46 am

Spoiler:

Acho que isto resume bem aquilo que nos leva a escrever. Ela disse que ser "Deus" nas histórias era giro, que as dificuldades de lutar com as palavras para que aquilo que queremos escrever fique direitinho também era super giro... e eu dizia que sim, mas que há mais do que isso a motivar-nos... Há o desejo louco de TER ESCRITO alguma coisa, que é um desejo mais forte do que realmente ESCREVER algo.

Qual é a vossa opinião nisto?


----------------------------------------------------------



Claro, ser DEUS tem piada. Eu também amo isso! Mas isso faz-se com a imaginação primeiro... O acto final de pôr as coisas em palavras também é fácil e tem piada, mas o que eu quero dizer é que o ENFRENTAR isso é que é a parte difícil. Assim que começas, ok. Mas e começar?

A não ser que o faças rotineiramente, acabas por inventar desculpas: "Ah, hoje não... Amanhã".... "Estou cansada, nem ia fazer nada de jeito assim"... "Não tenho ideias, amanhã vejo isso"... "Eu quero escrever 5 horas todas as semanas e como esta semana já o fiz, não escrevo hoje"... "Quero fazer um capítulo por dia, mas hoje não é um bom dia para começar com essa rotina... Amanhã começo e depois sigo sempre com a tarefa direitinha" ... Ou, mesmo que sejas teimosa e insistas em escrever hoje, chegas a casa e é: "Tenho fome, vou comer e depois escrevo"... E, depois de comer: "ah e tal, tenho de arrumar o meu quarto!" ... Entretanto, passam duas horas enquanto vês televisão no quarto ou jogas um jogo inútil no facebook.. "Ah, agora já é tarde e tenho de lavar a loiça do lanche. Depois escrevo!" Depois, acabas a ver televisão outra vez, mas agora é na sala. "Vou fazer o jantar! A seguir escrevo!" ... Mas já sabemos que vais acabar por ler um livro, por folhear uma revista, dar beijinhos e fazer festinhas ao namorado, etc... No dia seguinte, acontece mais ou menos a mesma coisa.

Mesmo que este exemplo seja uma hipérbole, no meio disto tudo, acabas por ir escrevendo, claro...

Mas a ideia de ir escrever é sempre mais apelativa que o "escrever" propriamente dito... Porque quando PENSAS em escrever, pensas no resultado final, já com um sorriso no rosto e o gostinho de ter o orgulho cheio e a brilhar dentro do peito... Pensas no bom que será ter tudo acabadinho e pronto, uma história escrita por ti, na qual te aplicaste TAAANTO, com a qual lutaste tanto, pela qual choraste e suaste tanto... Isso sim, o IDEAL de um escritor, o de já ter escrito alguma coisa, é, no final de contas, o PORQUÊ de escrever realmente.

O acto de escrever é fixe, tal como eu 'tou a adorar ter os dedos a deslizar aqui sobre o portátil do meu irmão que toda a gente acha que eu vou acabar por estragar sem querer... Adoro usar expressões meias parvas com intenções sérias, adoro ouvir a minha voz na cabeça a falar ao mesmo ritmo a que os meus dedos se mexem que nem mini Speedy Gonzales... Adoro pensar nas palavras que melhor transmitirão aquilo que quero dizer, adoro aplicá-las e lê-las e saber que fui eu que compus estas frases bonitinhas todas... É mesmo fixe, ou eu não soltaria "a língua" e escreveria mensagens tão grandes, não é verdade? Quero fumar um cigarro, mas não o faço porque escrever é assim tão fixe que não quero parar!


Mas, no final de contas, no que toca a histórias compridas, a um "livro"... O resultado final é o que nos move. Escrever pode ser giro, mas normalmente só é muiiiito giro quando tens vontade de o fazer. Quando não tens vontade, é um bocado penoso e dá trabalho que se farta.... mas fá-lo na mesma, só porque QUERES ACABAR e pôr em letras aquilo que te corrói por dentro, aquilo que não te deixa em paz e que tu queres que toda a gente conheça porque é tão fixe que só algo fixe como escrever te pode ajudar a passar a ideia aos outros....

O resultado final é o que nos faz lutar contra os erros, contra as brancas, as contradições, as frases que não soam bem, a palavra que está a faltar, a ideia que não era bem aquela, o cenário que ficou diferente do que tínhamos planeado... Estas coisas todas que nos dão uma filha da mãe de uma luta dos diabos enquanto escrevemos só são ultrapassadas, no final do dia, porque a excitação de as superar e de nos aproximarmos mais do objectivo final com um sorriso cansado é absolutamente indescritível...! Não apenas pelo desafio em si; se fosse isso fazíamos exercícios de escrita de cadernos de gramática do segundo ano...

O que nos faz andar p'rá frente e dar com a cabeça na parede até darmos com a porta é o facto de só podermos tirar as vendas que temos quando, finalmente, chegarmos à outra divisão -- ao produto final. É pelo produto final que pusemos a venda e nos pusemos a andar sem sabermos bem por onde, sem sabermos bem para onde... Só sabíamos que havíamos de chegar a algum lado fabuloso e, então, pusemos as vendas (metáfora para nos atirarmos de cabeça para um projecto) e acabámos com nódoas negras por causa disso... Mas vamos chegar onde desejamos, vamos acabar de escrever o projecto que começámos. E, acima de qualquer outra coisa, isso é o que faz a viagem valer a pena.
DeathlessNokas
DeathlessNokas
Bocage
Bocage


http://www.mansaodasletras.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ser Escritor Empty Re: Ser Escritor

Mensagem por Fox* Seg Jan 28, 2013 5:25 pm

Inicialmente discordei de ti num ponto, mas acabei a dar por mim a acenar afirmativamente a tudo e mais alguma coisa que dizias! Tão certo!
Para mim não é difícil começar (até porque eu sou aquele monstrinho óbvio que só se atira para um projeto quando já tem uma ideia de três quilómetros sobre o que vai fazer) mas sim continuar a partir do meio! Depois nem são bem as desculpas, são mais as dúvidas e dificuldades em, como disseste no fim da tua crónica, encontrar a porta de saída. Ela existe, na minha cabeça, mas passá-la cá para fora é muito mais complicado!
Eu identifico-me muito com este texto, por isso é que gostei tanto dele! Também escrevo para me sentir um Deus (apesar de haver alturas em que são as personagens a mandar em mim) mas o sentimento de ter um texto completo, uma narrativa com cabeça, tronco membros e vontade de falar, toma conta de mim! :D
avatar
Fox*
Moderadora
Moderadora

Localização : Debaixo da Cama

Histórias Publicadas : -----------

http://aroundmylittleworld.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ser Escritor Empty Re: Ser Escritor

Mensagem por DeathlessNokas Ter Jan 29, 2013 8:35 am

Obrigada por comentares ^_^ ! És o usuário mais activo do fórum XDD , isso é fixe!

Sim, há muitas variáveis no tópico do "gosto de escrever porque..." . Mudam de escritor para escritor, de dia para dia, de trabalho para trabalho... Como disseste, e muito bem, às vezes o nosso poder de Deus é revogado pelas personagens das histórias, que no-lo roubam todo com algum truque mágico que nem nós compreendemos... Por isso, uma das variáveis mais pesadas para nós escritores nem sempre pesa muito no que toca a esta coisa de escrever...

Ainda assim, a sensação mais "poderosamente poderosa" de todas é o "wooow, consegui!!!!" . Pelo menos, na minha [humilde e singela] opinião. Por isso, fiquei feliz por ter alguém a concordar comigo :) . O meu eu-escritor não se sente tão incompreendido e o meu eu-teimoso sente-se feliz por alguém me dar razão em alguma coisa! Às vezes, isso por si só, é muito bom para o egocêntrico do meu ego XD . Principalmente, porque achei que ninguém ia conseguir perceber esta mixórdia de palavras confusa, mas consegui passar a mensagem! YaaY ! Uhuuu!

Beijinhooos ** :DD
DeathlessNokas
DeathlessNokas
Bocage
Bocage


http://www.mansaodasletras.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ser Escritor Empty Re: Ser Escritor

Mensagem por Fox* Ter Jan 29, 2013 3:54 pm

Hahahahah, Name, não te preocupes que eu percebo bem mixórdias (especialmente porque são assim que ficam os meus textos antes de lhes passar os olhos uma segunda vez!) e a tua nem estava assim tão estranha.
É super normal essas mesmas variáveis mudarem dependendo de cada escritor e do objetivo que tem para a escrita (talvez aqueles que escrevem apenas como uma escapatória e sem qualquer plano a seguir o façam sem objetivos de acabar por escrever um "livro") mas, no meu caso, e a tom de verdade, eu queria mesmo acabar o que estou a escrever porque nunca o fiz (tenho o grave problema de deixar todas as coisas a meio porque já não me apetece pegar nas pontas e continuar xD)!
Ah, ego booster, também gosto muito disso! O teu "eu" escritor pode estar feliz porque a medalha agora é dele!
E eu estou sempre aqui a comentar, a minha vida é mesmo demasiado aborrecida para fazer outra coisa! :)
avatar
Fox*
Moderadora
Moderadora

Localização : Debaixo da Cama

Histórias Publicadas : -----------

http://aroundmylittleworld.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ser Escritor Empty Re: Ser Escritor

Mensagem por DeathlessNokas Qui maio 30, 2013 2:51 pm

XDDD duvido muito que seja assim, acho q tens andado ocupada porque agora, olhando para a lista de tópicos recentes na parte do "Portal", já não têm todos o teu nome à frente, hahah XD

Sim :| tenho o mesmo problema -- começo que nem uma tola, depois paro e a seguir não me atrevo a voltar a pegar naquilo XD . Tenho medo q morda ._. ! XD

^_^ Beijinhos !
DeathlessNokas
DeathlessNokas
Bocage
Bocage


http://www.mansaodasletras.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ser Escritor Empty Re: Ser Escritor

Mensagem por Marfire Seg Jun 03, 2013 7:24 pm

Claro que todos os que escrevem, escrevem porque gostam, porque adoram e até porque amam (that's me). E, apesar de amar, ainda sou vítima da preguiça. Escrevo milhares de histórias, completas, incompletas, quase terminadas ou apenas prólogos, arrumo-as em milhares e aí ficam, abrigadas de qualquer olhar crítico que me possa atirar a minha "preguiçite aguda" à cara. Às vezes amaldiçoo-me a mim mesmo.
Na minha opinião, e falo especificamente em mim, o maior prazer de um escritor reside em, além de criar, fantasiar e imaginar, no desconhecido. Naquele momento em que nós mesmos, os escritores de determinada história, não sabemos o que acontecerá a seguir. Lutamos, gritamos, berramos com as personagens, amaldiçoamos o universo e, por fim, voilá acabamos por escrever um maravilhoso - ou às vezes nem tanto - plot twist.
O prazer está também em escrever, por si só. Em saber que podemos distanciar-nos do mundo de uma maneira que nem toda a gente consegue. Porque a palavra não é para todos.
However, guilty as charged, porque às vezes a preguiça impera! XD
Marfire
Marfire
Andersen
Andersen

Histórias Publicadas : -----------

Ir para o topo Ir para baixo

Ser Escritor Empty Re: Ser Escritor

Mensagem por Fox* Ter Jun 04, 2013 5:14 pm

Exames à porta dá nestas coisas, Nameless. Mas estou de volta! Ou parcialmente :D
Também acho que morde, na verdade. Ou, como disse o Marfire aqui em cima, que me atire à cara o quão preguiçosa sou para agarrar e continuar as coisas. Eu quero fazê-lo e adoro fazê-lo, adoro imaginar como tudo se irá compor de facto, mas por em palavras bonitas... É que há palavras bastante feias para descrever a nossa imaginação e eu admito que é complicado às vezes embelezá-las...
Shame on us :)
avatar
Fox*
Moderadora
Moderadora

Localização : Debaixo da Cama

Histórias Publicadas : -----------

http://aroundmylittleworld.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ser Escritor Empty Re: Ser Escritor

Mensagem por DeathlessNokas Qui Jun 06, 2013 3:42 pm

XDD Por falar em preguiça, abandonei os meus projectos todos e meti na cabeça q é só porque não consigo tirar os meus textos decentes do meu pc semi-avariado :P , e entretanto não começo nada novo...

Sei q, no fundo, estou a inventar desculpas XD . Mas, enfim, vou continuar sem fazer nenhum até arranjar dinheiro para me tirarem as coisas do disco :/ . E sinto-me iludidamente feliz, acreditanto que esta óbvia desculpa é um motivo muito forte e real e não um engodo para a mente XD . Faço isto muitas vezes...

É como com as fadas: sei q não existem, mas acredito nelas.

Lá está, imaginação de escritor a criar factos irreais que suplantam os reais. Conheço-me e deixo-me enganar, sabendo-me enganada. Outro "truque" de quem está habituado a dar motivações a personagens irreais -- aplica a mesma "técnica" a ele mesmo... Isso acontece SEMPRE comigo. E com vocês??

----Yaah, escrever é absolutamente maravilhoso, não vos tiro a razão, nem agora nem na crónica ^_^ . Mas só o facto de falarem em quererem completar as histórias que vos dão prazer escrever, também me estão a dar a mim um pouco dela XD , e eu sinto-me feliz porque adoro ter, nem que seja um bocadito, de razão XD .

Ou então estou errada e estou a interpretar os vossos comentários como me dá jeito... O que, reconheço com alguma vergonha, também é outra coisa que ler muito me permite fazer: ver a mensagem que eu quero XD ... que, obviamente, se acaba por reflectir na minha escrita e nas minhas personagens XD .

Beijjinhos :)
DeathlessNokas
DeathlessNokas
Bocage
Bocage


http://www.mansaodasletras.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ser Escritor Empty Re: Ser Escritor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos